terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Regueifa de Nozes


O tempo foge-me pelo meio dos dias. Quero realizar tantas atividades e todas tão diversas,  que por vezes riu-me de mim própria. Pergunto-me se um dia, que esteja mais liberta em termos profissionais, se a energia e a motivação serão as mesmas … Fica uma pergunta sem resposta de entre outras tantas, que me pairam na mente.

No meio desta roda-viva e turbilhão de pensamentos, aqui deixo a receita de uma regueifa de nozes com um sabor bem caseiro, que me perfumou a casa e me aqueceu a alma, neste final de Outono de 2012.
 


Ingredientes: 
  • 350 g de farinha
  • 100 g de açúcar
  • 100 g de manteiga (derretida)
  • 3 ovos
  • 25 g de fermento de padeiro
  • 50 ml de leite (morno)
  • raspa e sumo de 1/2 limão
  • pitada de canela
  • pitada de sal
  • 1/2 cálice de vinho do porto

Recheio:
  • nozes q. b.
  • canela q. b.
  • açúcar amarelo q. b.
   
Desfazer o fermento de padeiro no leite morno. Colocar todos os ingredientes pela ordem da lista na máquina de fazer pão. Ligar no programa de amassar e levedar. No final retirar a massa e com ajuda de farinha tender um retângulo. Polvilhar com açúcar amarelo, canela e nozes. Enrolar a massa e dar a forma de uma regueifa. Pôr num tabuleiro polvilhado com farinha, tapar com um pano e deixar levedar por mais 30 m. Levar ao forno pré-aquecido a 160 º C durante aproximadamente 25 m. Retirar e polvilhar com açúcar em pó.

Caso queira fazer a massa de forma manual, o processo é todo igual, tendo que misturar os ingredientes e amassar bem a massa, deixando depois levedar cerca de 1 hora em local morno, antes de a tender.


  
Delicodoce
Delicodoce

 
A acompanhar uma bebida quente fica tão bem :)




15 comentários:

  1. Mas que grande delícia!! Com nozes gosto imenso.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  2. Boa noite! Que maravilha! Ficou com um ar delicioso! Adoro este tipo de pães! e com cheiro a Natal!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Minha querida já tinha saudades tuas... Esta regueifa tem um aspecto divino! Posso servir-me? ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ummmmmmmmmmmm que rica¡¡¡ tiene una pinta divina¡¡¡¡ un beso

    ResponderEliminar
  5. Essa requeifa ficou linda e com nozes e canela deve ficar uma delicia.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto tanto de regueifas..., assim com nozes nunca comi,e pareceu-me uma boa ideia:)
    Quanto à pergunta que deixas no ar..., também sofro do mesmo mal, e sem resposta.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Olá Querida Fernanda !
    Pois bem minha amiga é uma boa pergunta, mas o que sei é que o tempo é um malandro, não nos deixa fazer tudo. Eu também ando sempre a correr e a querer fazer tudo, e quando não tenho invento, como costuma dizer o meu marido ! Enfim, já e de nós, não há nada a fazer...
    Gostei da tua regueifa, com tanta coisa boa, só pode ter ficado mesmo uma delicia. Gostei muito.
    Beijinhossss.

    ResponderEliminar
  8. Oi Fernanda, não entendo porque não estava recebendo suas atualizações.Me desculpe a demora na visita, mas ando sem tempo cuidando do marido.Tem feito tantas delicias.Voltarei com mais tempo para ver tudo o que perdi.
    Beijos querida, tudo de bom.

    ResponderEliminar
  9. Olá Fernanda!
    Já comia uma fatia... Está mesmo com bom aspecto.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Que maravilha de receita!! Gostei muito!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderEliminar
  11. Ficou com um aspecto tão bom!
    Acabei de almoçar mas olha que comia uma fatia com todo o gosto :)

    ResponderEliminar
  12. O Outono está quase a acabar, mas se for com uma receita destas na nossa companhia é em grande!
    Adoro regueifa, ficou linda esta. Maravilha com nozes e canela :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. felicidades por la receta y por el blog, esta genial, asi que con tu permiso me quedo mirando cositas ricas por aqui, saludosssssss

    ResponderEliminar
  14. Vim conhecer o teu cantinho e fiquei super curiosa com esta regueifa, deve ser deliciosa:))
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Amiga, não sei a resposta à pergunta que colocas, também sofro do mesmo mal e o stress começa a incomodar-me mais e mais. :-(

    Fiquei um pouco triste pelo facto de dizeres que nem sempre consegues comentar as minhas publicações, que chatice das grandes, adoro "ver-te" por lá e fico mesmo zangada quando o Google, ou o Blogger ou o raio, prega destas partidas às pessoas que me visitam...
    Não sei o que possa fazer, pois não sei onde está o erro ! Desculpa ! :-(

    A tua regueifa está espectacular, linda mesmo e o recheio é uma delicia, adoro os 3 ingredientes que usaste !

    Beijinhos, bom fim de semana

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e doce comentário.
Volte sempre, pois só assim faz sentido a partilha.
O desejo de um ótimo dia,
e um beijinho.
Delicodoce.

Print Friendly and PDF